domingo, 27 de maio de 2012

ARCANO 5 - PAPA (LE PAPE)

O Arcano 5
Papa



            Meu Cérebro é o Sol, eu sou a luz da razão. Minha cruz tripla indica as três gerações de incestos necessários para me criar, que só são possíveis porque sou híbrido: A mistura genética de meus ancestrais e o vigor resultante permite-me esse passo funesto para outros. Para criar minha estirpe escolho os mais sábios dentre o povo e ordeno os casamentos entre irmãos e irmãs. Sou o topo sagrado da pirâmide que ergui, imensa e racional como meu crânio. Com pedras e fogo tornei-me imortal. Domino o raio e as rochas colossais com as quais construo monumentos com um gesto de minha mão. Enquanto cresce meu cérebro, decresce a razão de meus súditos, pois os escolhidos para minha casta não voltam ao convívio com o vulgo. Sou a inteligência encarnada e a luz dos que agora vivem para cuidar de mim. 

Pressupostos Históricos da Carta do Papa
Homo sapiens (Cro Magnom): Coneheads

Possuia enorme capacidade craniana: 2.200 cm³ / dolicocefálico.
  •  Surgem homens com crânios enormes, resultado de cruzamentos consanguineos.
  • Consanguinidade → homozigotos → 3 gerações 

     

      
               Concepção artística a partir de um Conehead Peruano pelo artista plástico Arshwasky. Reconstituição feita utilizando-se técnicas forenses. Os super crânios tem como característica comum a consaguinidade e o fato de que sempre são encontrados em sítios de cidades e construções megalíticas, em praticamente todas as regiões do mundo.



sexta-feira, 18 de maio de 2012

ARCANO 4 - IMPERADOR (L'EMPEREUR)

O Arcano 4
Imperador

                 
                  Os cruzamentos de meus ancestrais me trouxeram a força e os cães não conseguem mais serem os guardiões das mulheres. Desafiar animais grandes e ferozes era o mister de meu pai, um selvagem caçador. Derrotei os mastins de guarda e escolhi a mulher que quis. O poder agora é meu e não me importa mais a pureza clara da pele e nem o crânio alongado. Importa um cérebro imenso, capaz de elevar a razão a níveis nunca antes sonhados. Agora, é a busca pela inteligência o que anseio nas cruzas que ordeno. Obedientes, as mulheres buscam os homens de crânios maiores e deles engravidam. Os filhos mais inteligentes são os mais honrados. Tudo posso com o poder de meu cérebro e a força guerreira de meus braços. O povo triplo comigo começa a se formar.

Pressupostos Históricos da Carta do Imperador 
Homo sapiens "Cro-Magnon":  Transição ao Patriarcado

Possuia capacidade craniana média: 1.500 cm³ / dolicocefálico.
  
  • Surgem homens híbridos mais fortes e agressivos que iniciam um processo de seleção por provas rituais → exercem domínio físico sobre as mulheres (mito Celta do cão de Culann).
  • Seleção de capacidade craniana (dolicocefálico) → consangüinidade.
  • Duas subespécies acasaladas podem produzir filhos maiores e com maior capacidade craniana, dependendo do sentido da cruza (Loschiavo M. et al. Mapping and identification of candidate loci responsible for Peromyscus hybrid overgrowth. Mammalian Genome 2007. 18: 75-82).
  •  Para manter a capacidade craniana das gerações subsequentes é necessário o cruzamento consanguineo com parental de maior capacidade (Seyfried T.N., Daniel W.L. Inheritance of brain weight in two strains of mice. Journ Hered 1977. 68: 337-338)
  • Existem mutações que alteram dramaticamente a capacidade craniana, sem comprometer o equilíbrio fisiológico do indivíduo (Geisert Jr. et al. Increased brain size and glial cell number in cd81-null mice. Journ Comp Neurol 2002. 453: 22-32)  

Nota para Observação:

                              É muito comum encontrar na bibliografia oficial achados arqueológicos onde se mistura artefatos Grimaldi com Cro-magnon. As áreas de ocorrência dos Grimaldi foram muitas vezes sobrepostas por Cro-Magnon, que eram na verdade humanos hibridos de Grimaldi Albino com Neandertal, como associam diversas pesquisas arqueológicas e científicas. Em alguns sites há a identificação, por parte da ciência oficial, de Vênus Grimaldi (de nadegas e seios avantajados) como sendo de origem Cro-Magnon. Relata-se o povo Cro-Magnon como sendo o verdadeiro princípio do processo de civilização humana, o que, de fato, não é verdadeiro.
                         

domingo, 13 de maio de 2012

ARCANO 3 - IMPERATRIZ (L'IMPERATRICE)

 O Arcano3
Imperatriz


 
                                  A cruz define meu ser. Sou filha do cruzamento de dois povos: minha mãe albina filha de negros e meu pai ruivo, filho dos homens das neves. Sou clara, de olhos azuis e cabelos loiros, mas não herdei o branco puro de minha mãe. A barra vertical de minha cruz representa o crânio alongado para cima de minha mãe e sua espiritualidade ligada à Serpente do Céu. A barra horizontal de minha cruz representa o crânio achatado de meu pai e sua ferocidade e objetividade. Fui rejeitada pelo povo albino puro de minha mãe e o anseio de pureza me tomou desde então. Criei-me nas montanhas frias da Romênia e tomei a águia dourada sob meus cuidados. Meus filhos e minhas filhas águias. Sou eu quem define minhas proles pelas cruzas que escolho, lembrando a beleza dos crânios verticais e da pura pele branca de meu povo materno. Os crânios alongados, corpos maiores e mais fortes, uniam a inteligência profunda da mãe e a ferocidade caçadora e a força do pai. Trouxeram, no entanto, a vitória a um alto preço.


Pressupostos Históricos da Carta da Imperatriz
Homo sapiens "Cro-Magnon":  Híbridos (45.000 anos AP até hoje)

Possuia capacidade craniana média: 1.400 cm³ / dolicocefálico.



  •   Sítio mais antigo onde aparecem Cro-Magnon: Romênia (45.000 anos). Mostras de hibridização entre Grimaldi + Neandertal → vigor híbrido (Green R. E. A draft sequence of the Neanderthal genome. Science 2010. 328: 710-722 ; Loschiavo M. et al. Mapping and identification of candidate loci responsible for Peromyscus hybrid overgrowth. Mammalian Genome 2007. 18: 75-82 ; Geisert Jr. et al. Increased brain size and glial cell number in cd81-null mice. Journ Comp Neurol 2002. 453: 22-32 ) 
  • Mulheres albinas Grimaldi atraem homens Neandertal (mito de Gilgamesh)
  • Evidências de prostituição sagrada como mecanismo de seleção → matriarcado. As mulheres selecionam seus parcerios segundo caracteristicas especificas que queiram valorizar nas proles.
  • Sul da Europa e região dos Balcãs: povos dolicocefálicos (Grimaldi) porém de pele e olhos claros (Neandertal).
  • A Capacidade craniana só pode ser mantida com consangüinidade (Seyfried T.N., Daniel W.L. Inheritance of brain weight in two strains of mice. Journ Hered 1977. 68: 337-338)
  • A cruz como símbolo da união entre Neanderthal e Grimaldi: Braquicefálicos X Dolicocefálicos
Acima: Homo erectus
Esquerda: Neandertal
Direita: Grimaldi
Abaixo: Cro-Magnon

  • A cruz é um símbolo recorrente em sítios arqueológicos Cro-Magnon, significando, ao nosso ver, a natureza híbrida desse povo, resultado da cruza de um humano de crânio alongado horizontalmente (Neandertal) com outro de crânio alongado verticalmente (Grimaldi).
     
  • O Brasão da Romênia, região onde apareceram os mais antigos sítios arqueológicos Cro-Magnon é a Águia Dourada.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ARCANO 2 - SACERDOTIZA (LA PAPESSE)

 O Arcano 2
Sacerdotiza

            
                               
                          Sigo a tradição do culto da Serpente das nossas mães negras (tão belas com seus corpos cheios e cabeças alongadas), mas somos brancas como a neve destas terras para onde viemos quando o imenso frio diminuiu e o céu, antes escuro da fuligem, enfim clareou. Viemos da África quente até aqui, onde nossas filhas albinas sobrevivem melhor e sem dor. Somos o povo branco nascido de negras. Trouxemos nossa cultura e arte até esta Europa longínqua. Com o tempo, ficamos isoladas aqui, pois o frio voltou e com a neve,  os caminhos para o Sul se fecharam. Com nossos parentes nos casamos, mas começamos a minguar por falta de sêmen novo. Tomamos então por maridos aqueles ruivos fortes e selvagens que aqui já habitavam. Homens de corpos musculosos,  mentes práticas e pele clara que se misturou com a nossa gerando rainhas poderosas. Nossa salvação, no entanto, nos condenou.


Pressupostos Históricos da Carta da Sacerdotiza

Homo sapiens “Grimaldi” (160.000 anos AP até hoje)


Possuia capacidade craniana média: 1.600 cm³ / dolicocefálico.


  • Adaptados ao calor tem pele escura e estrutura leve, sua cultura era essencialmente matriarcal, com culto aos caracteres sexuais exagerados (steatopigia). (Van Sertima I. African Presence in Early Europe.Journal of African Civilizations 2000. 7(2)). Praticavam a religião da serpente, associada ao culto do fogo e dos raios (The research Council of Norway. Worlds oldest ritual discovered – worshipped the Python 70.000 years ago. Science Daily. 2006). Existem inúmeras teses e pesquisas de linhagens albinas selecionadas nas regiões frias de interface com o Neanderthal.
     Steatopigia - Mulher e escultura de 20 mil anos AC



Criança africana albina


Nota para Observação:
  • Algumas coisas importantes a se observar nesta carta são as caracteristicas essencialmente albinas da Sacerdotiza. Seus traços negroides como o nariz e os olhos, a cor de sua pele diferente de outras cartas do Tarot de Marselha (Camoin).
  • Os albinos sofrem menos em áreas de menor insolação como a Europa, em detrimento das regiões tropicais. Apesar disso, os albinos, por sua exposição à luz solar, costumam apresentar rugas no rosto, em volta dos olhos, na região do pescoço e na boca, como nota-se na comparação abaixo:

  • Essas linhas de expressão associadas à problemas causados pela exposição à luz solar, são tipicas em albinos.
  • É interessante também observar que ela é a única carta dos arcanos maiores a estar protegida por panos na região da cabeça e ombros, como a se proteger do sol. Por outro lado o fato de os albinos se protegerem do sol lhes conferia um tempo importante, pois quando os demais saiam para caçar e buscar alimento, durante o dia, eles podiam se dedicar a observar, pensar e se instruir, tornando-se assim detentores de um poder maior e mais importante que as armas: O conhecimento.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

ARCANO 1 - MAGO (LE BATELEUR)

 O Arcano 1
Mago


                            Sou o inicio de uma nova História. Meus ancestrais vieram para cá, quando antes não era tão frio. Na explosão do grande vulcão longínquo, o céu escureceu e veio o gelo. Aqui tivemos que ficar e usarmos nossa engenhosidade, nosso fogo, nossos cães e nossa força, e assim vencemos o manto gelado. Fizemos setas, cravamos lanças agudas na carne dos grandes animais peludos. A caça é o nosso combate, nosso talento e a base de nossa amizade. Nossa força é brutal e nossa inteligência aguçada. Sou Neanderthal. Meu crânio achatado capta o sol. Minha pele clara, meus cabelos ruivos e meus olhos verdes absorvem a luz solar. Sei fazer arte, música e encanto. Sei que faço parte do manto de neve e dele nunca sairei. Piso sobre sangue, pois morrerei nessas terras frias, devorado por um povo oriundo de meu sêmen. Servido nesta mesa, meu corpo ao se extinguir será força, poder e gloria.

Pressupostos Históricos da Carta do Mago

Homo neanderthalensis (135.000 a 30.000 anos AP)

 
 Possuia capacidade craniana média: 1.600 cm³ / braquicefálico
 

    Flauta Neandertal de 55 mil anos
  • Grande adaptação ao frio: proto-neandertais surgem a partir de 600.000 anos atrás. Viviam especialmente na Europa e Oeste da Asia. A Erupção do vulcão Indonésio (Toba) elimina os humanos intermediários e causa um isolamento geográfico dos Neandertais (70.000 AP). Tinham pele e olhos claros, físico robusto e viviam especialmente da caça de grandes animais. Faziam esculturas e tinham conhecimento musical, produzindo instrumentos como flautas.  
          Tipo fisico forte e atarracado do Neandertal

Mapa das regiões com ocorrência de Neandertal na Europa e Ásia.

domingo, 6 de maio de 2012

ARCANO 0 - LOUCO (LE MAT)

O Arcano 0
O Louco


                   Sou o Homo erectus, o primeiro humano verdadeiro, pois dominei o fogo que vem da serpente relâmpago que morde as árvores com seu hálito flamejante. Louvei e persegui a Serpente que Cospe Fogo. Coletei esse fogo, alimentei-o com meu alimento: a carne. Da carne envolta em fogo surge o odor maravilhoso que me embriaga, mas que atrai os lobos para perto de nossa caverna. Porém, com os lobos não veio medo, mas a tranquilidade! Os lobos nos conhecem e só atacam intrusos. Defendem as mulheres que os amamentam desde filhotes em seus próprios seios. E as mulheres podem escolher seus homens sem a sujeição da violência. Alimentamos os lobos com nossos restos e dejetos e dormimos em paz. O pensamento pode florescer, pois enquanto os lobos assumem as funções brutas de guardiões e caçadores, nós inovamos e planejamos. Nossos crânios crescem para conter nossos cérebros criativos, mas nosso olfato, nossa audição e nosso instinto dependem dos lobos que não são mais lobos, pois também dependem de nós. E nós, agora humanos, os chamamos de cães. Apoio meu bastão de viajante sobre o fogo, troco minha pele de filho da Mãe Serpente e meu cão me impulsiona a conquistar toda a Terra. Frio ou calor.
 
Pressupostos Históricos da Carta do Louco.

A origem: Homo erectus ( 2.000.000 anos a 50.000 anos AP)

            Possuia capacidade craniana média:
  •   Mais antigos: 850 cm³
  •   Mais recentes: 1.100 cm³

  • Desenvolvimento da linguagem, morava em cavernas e se utilizava de ferramentas. Era essencialmente carnivoro iniciando a manipulação do fogo. Passa a comer carne assada, dai desenvolvendo uma relação com os canideos. Dados indicam que possuia uma religião associada ao culto da serpente (raio que incendia as árvores). Desloca-se a partir da África para a Europa e Ásia.

           Coevolução com canídeos: 
  • Sítio arqueológico mais antigo: 400.000 anos atrás (Vilá et al. Multiple and ancient origins of the domestic dog. Science 1997. 276: 1687-1689). Indicadores que as mulheres adotavam filhotes de canídeos. Fezes humanas muito protéicas. Os canideos atuam como alarme e ataque a intrusos. Mulheres predominam e iniciam um processo seletivo dos parceiros masculinos. Canídeos desempenham atividades cerebelares (fuga ou luta) e sensoriais (faro e audição). Os humanos perdem faro e audição e aumentam o neocórtex desenvolvendo atividades cognitivas complexas.



 

Os arcanos maiores e nossa abordagem Histórico Científica

             A partir dessa postagem, vamos colocar cada um dos arcanos maiores e explicitarmos sua relação com a visão histórica e científica que desvendamos após décadas de estudos das cartas e métodos do Tarot.
           Optamos por uma abordagem mais livre, deixando que cada carta se apresente e nos conte um pouco de sua história, ao mesmo tempo em que relacionamos essa  nossa leitura poética com a história humana.
         Utilizamos as cartas do Tarot de Camoin/Jodorowski por considera-lo uma reconstituição mais fiel dos primeiros baralhos do Tarot de Marselha.



 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Alguns caminhos na Biologia e suas Conexões com o Tarot


Origens do Tarot: Referências

            A origem do Tarot, como o conhecemos é muito provavelmente européia, como ficará demonstrado com os fatos aqui apresentados, sendo ele um resumo e testamento das origens e descobertas de uma casta que se extinguiu. Espero reviver um pouco desta tradição e transmitir as importantes lições que nos foram legadas pelos autores do Tarot.

Dois Enigmas Evolutivos

  • Os cães divergiram geneticamente dos lobos entre 135.000 a 400.000 anos atrás (Vilá et al. Multiple and ancient origins of the domestic dog. Science 1997. 276: 1687-1689)
  •  O cérebro humano teve sua capacidade drasticamente diminuída a partir do surgimento dos denominados Homens de Cro-Magnom, no sul da Europa, sendo nossa capacidade cerebral atual cerca de 11% menor que o de nossos ancestrais de 35.000 anos atrás. (Weaver A. H. Reciprocal evolution of the cerebellum and neocortex in fossil humans. PNAS 2005. 102(10): 3576-3580)